Laboratório do Curso de Jornalismo:

Expediente:

Diretor Acadêmico da Escola de Comunicação e Educação:
Prof. Luiz Alberto de Farias

Coordenador do Curso de Jornalismo:
Prof. Nivaldo Ferraz

Editores:
Prof. Alexandre Possendoro, Profa. Eliane Basso, Profa. Inez Pereira da Luz e Prof. Luiz Vicente de Lima Lazaro.

Projeto Editorial:

O que é:

O site “Laboratório do Curso de Jornalismo” é um espaço digital na internet, ligado ao portal da Universidade Anhembi Morumbi, para a publicação das melhores produções dos alunos do curso de Jornalismo, feitas nas disciplinas ou em programas especiais.

Arquitetura digital:

O site foi organizado em seis “canais” para publicação de conteúdos jornalísticos. São eles:

1. Canal “Textos e fotos”: canal para publicação das melhores reportagens de texto e fotos, produzidas dentro das disciplinas que trabalham com produção de texto jornalístico, fotojornalismo, além de especializações e afins. Exemplos:

  • Conceitos Jornalísticos: Agência de Notícias;
  • Planejamento Gráfico e Editorial Jornalístico;
  • Fotojornalismo;
  • Comunicação Visual;
  • Gestão de inf. especializada: Política e Economia;
  • Gestão de inf. especializada: Ciência e Cultura;
  • Gestão de inf. Especializada: Meio Ambiente e Esportes;
  • Produção de Jornal;
  • Oficina de Criação e Inovação;
  • Produção de Revista;
  • TCCs (textos e fotos).

2. Canal “Vídeos”: canal que vai reunir as melhores produções telejornalísticas feitas dentro das disciplinas e programas especiais que trabalham com produção de vídeo jornalístico e áreas afins. Exemplo:

  • Linguagem Audiovisual;
  • Reportagem e Edição Jornalística na TV;
  • Documentário em Áudio e Vídeo.
  • Projeto Youtube

3. Canal “Áudios”: canal que vai reunir as melhores produções radiojornalísticas feitas dentro das disciplinas que trabalham com produções para rádio. Exemplo:

  • Reportagem e Edição Jornalística no Rádio;
  • Documentário em Áudio e Vídeo;
  • Universidade no Ar.

4. Canal “Convergência de Mídias”: canal que vai reunir as melhores produções digitais dos alunos nas disciplinas que trabalham com multimídia e produção de conteúdo para internet, além dos projetos/conteúdos de comunicação integrada produzidos nas aulas direcionadas à comunicação organizacional. Ex.:

  • Convergência de mídias;
  • Jornalismo e Novas Mídias Digitais;
  • Assessoria de Comunicação e Gestão da Informação na Empresa.

5. Canal “TCCs”: canal que vai reunir os melhores TCCs produzidos pelos alunos do curso, nos diversos suportes: impresso, audiovisuais, planos de comunicação, monografias etc.

6. Canal “Agência de Reportagens”: canal com as melhores reportagens produzidas pelos alunos de forma “extra classe”, participantes do projeto de extensão universitária “Agência de Reportagens”, desenvolvido pelo curso de jornalismo na Agência de Comunicação.

3. Princípios editoriais básicos:

O objetivo básico do site é publicar somente os melhores conteúdos produzidos pelos alunos, ou seja, que obtiveram no mínimo nota 9,0.

O site e o processo editorial dele resultante foram planejados para publicação de textos, fotos, vídeos, áudios e multimídia, e o conceito editorial básico é publicar conteúdos jornalísticos “frios”. Portanto, não se trata de um espaço para a publicação de notícias, mas, sim, de conteúdos mais direcionados aos conceitos de reportagens que não pertençam ao universo do "hard news".

Nesse sentido, os conteúdos terão de ser baseados em entrevistas, assim como as demais técnicas de pesquisa em jornalismo – não haverá espaço, em princípio, para jornalismo “opinativo”, no sentido da publicação de artigos opinativos assinados.

Professores das respectivas disciplinas deverão enviar as melhores matérias produzidas, com textos, fotos, áudios e vídeos devidamente editados conforme regras editoriais definidas a seguir. Os conteúdos serão então publicados no site pela coordenação do curso de Jornalismo.

4 – Fluxo de produção:

As matérias precisam ser produzidas “dentro” das disciplinas, cujos professores serão os orientadores da produção – com exceção do projeto de extensão universitária “Agência de Reportagens” que será desenvolvido pelo curso de Jornalismo dentro da Agência de Comunicação.

As matérias só devem ser entregues aos “professores/editores” (relação mais abaixo) quando estiverem totalmente finalizadas, de acordo com as orientações do professor da disciplina.

O material precisa ser encaminhado pelo professor da disciplina diretamente aos “professores/editores”.

5 – Critérios de qualidade:

É importante reforçar que o objetivo é publicar apenas matérias que atendam a um padrão mínimo de qualidade jornalística. Critérios básicos:

– trabalhos que obtiverem nota entre 9,0 e 10,0 (ou critério similar);

– trabalhos que tenham pelo menos uma fonte entrevistada (claramente e corretamente identificada);

– trabalhos que demonstrem produção feita de fato pelo aluno;

– trabalhos resultantes de pautas “frias”.