/Sobre o Site

Sobre o Site

Laboratório do Curso de Jornalismo

Expediente

Reitor
Prof. Paolo Tommasini

Gerente Acadêmico das áreas de Negócios, Relações Internacionais, Hospitalidade, Artes, Design, Moda, Comunicação e Educação
Prof. Luiz C. Araújo

Coordenadora do curso de Jornalismo
Profa. Maria Cristina Rosa de Almeida

Coordenador-adjunto do curso de Jornalismo
Prof. José Augusto Lobato

Projeto do site de Jornalismo
Prof. Ricardo Senise

Projeto Editorial

O que é
O Laboratório do Curso de Jornalismo é um espaço destinado à publicação de produções de destaque dos alunos do curso de Jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi.

Arquitetura – principais seções

Textos e fotos: publicação de reportagens (texto e fotos) produzidas em disciplinas que trabalham com construção de textos jornalísticos e fotojornalismo, bem como jornais e revistas que possuam tais conteúdos.

Vídeos: reúne as melhores produções em jornalismo audiovisual feitas dentro das disciplinas, além de programas especiais que trabalham com produção de vídeos jornalísticos e áreas afins, telejornais e documentários.

Áudio: apresenta conteúdo elaborado nas disciplinas que trabalham com produções em áudio para a web e o rádio.

Multimídia: reúne produções dos alunos nas disciplinas que trabalham com multimídia e produção de conteúdo para a internet, além dos projetos/conteúdos de comunicação integrada produzidos nas aulas direcionadas à comunicação organizacional.

TCCs: apresenta os melhores TCCs produzidos pelos alunos do curso, incluindo produtos impressos, audiovisuais e multimídia e pesquisas científicas (monografias).

Agência de Reportagens: canal com as melhores reportagens produzidas pelos alunos em processos extraclasse.

Princípios editoriais e requisitos
O objetivo básico do site é publicar somente os melhores conteúdos produzidos pelos alunos, ou seja, que obtiveram no mínimo nota 9,0 em disciplinas ou bancas públicas de avaliação.

O processo editorial adotado no laboratório difere de uma agência de notícias; seu foco é oferecer ao leitor uma produção jornalística de caráter “frio” – ou seja, abordando temáticas de interesse público em conteúdos dotados de perenidade, com ênfase em formatos interpretativos e que vão além do espectro informativo-noticioso.

A definição dos conteúdos é realizada pelos docentes de tempo integral do curso e pela coordenação. São elegíveis para publicação trabalhos das disciplinas práticas e, também, produtos resultantes dos estágios internos (extracurriculares ou obrigatórios) oferecidos aos alunos pela universidade.

São requisitos para a publicação, além da obtenção de nota 9,0 ou superior nas disciplinas, os seguintes aspectos: indicação expressa do professor orientador; presença de fontes documentais e entrevistas e evidências de pesquisa jornalística; autoria integral dos alunos regularmente matriculados no curso; adoção de enfoques interpretativos.

Todo o conteúdo apresentado é de inteira responsabilidade dos autores dos textos, fotos, vídeos e materiais.