Laboratório do Curso de Jornalismo

Expediente

Reitor
Prof. Paolo Tommasini

Gerente das áreas de Artes, Comunicação, Design e Educação
Prof. Renato Tavares

Coordenador do curso de Jornalismo
Prof. Nivaldo Ferraz

Coordenadores Adjuntos do curso de Jornalismo
Prof. João Elias Nery
Profa. Maria Cristina Rosa de Almeida

Criação e manutenção do site de Jornalismo
Prof. Ricardo Senise

Editores
Profs. Ricardo Senise e Chico Bicudo

Projeto Editorial

O que é
O site “Laboratório do Curso de Jornalismo” é um espaço digital na internet, ligado ao portal da Universidade Anhembi Morumbi, para a publicação das melhores produções dos alunos do curso de Jornalismo, feitas nas disciplinas ou em programas especiais.

Arquitetura digital
O site foi organizado em seis “canais” para publicação de conteúdos jornalísticos. São eles:

1. Canal “Textos e fotos”: canal para publicação das melhores reportagens de texto e fotos, produzidas dentro das disciplinas que trabalham com produção de texto jornalístico, fotojornalismo, além de especializações e afins.

2. Canal “Vídeos”: canal que vai reunir as melhores produções telejornalísticas feitas dentro das disciplinas e programas especiais que trabalham com produção de vídeo jornalístico e áreas afins.

3. Canal “Áudios”: canal que vai reunir as melhores produções radiojornalísticas feitas dentro das disciplinas que trabalham com produções para rádio.

4. Canal “Convergência de Mídias”: canal que vai reunir as melhores produções digitais dos alunos nas disciplinas que trabalham com multimídia e produção de conteúdo para internet, além dos projetos/conteúdos de comunicação integrada produzidos nas aulas direcionadas à comunicação organizacional.

5. Canal “TCCs”: canal que vai reunir os melhores TCCs produzidos pelos alunos do curso, nos diversos suportes: impresso, audiovisuais, planos de comunicação, monografias etc.

6. Canal “Agência de Reportagens”: canal com as melhores reportagens produzidas pelos alunos de forma “extra classe”.

Princípios editoriais básicos
O objetivo básico do site é publicar somente os melhores conteúdos produzidos pelos alunos, ou seja, que obtiveram no mínimo nota 9,0.

O site e o processo editorial dele resultante foram planejados para publicação de textos, fotos, vídeos, áudios e multimídia, e o conceito editorial básico é publicar conteúdos jornalísticos “frios”. Portanto, não se trata de um espaço para a publicação de notícias, mas, sim, de conteúdos mais direcionados aos conceitos de reportagens que não pertençam ao universo do “hard news”.

Nesse sentido, os conteúdos terão de ser baseados em entrevistas, assim como as demais técnicas de pesquisa em jornalismo – não haverá espaço, em princípio, para jornalismo “opinativo”, no sentido da publicação de artigos opinativos assinados.

Professores das respectivas disciplinas deverão enviar as melhores matérias produzidas, com textos, fotos, áudios e vídeos devidamente editados conforme regras editoriais definidas a seguir. Os conteúdos serão então publicados no site pela coordenação do curso de Jornalismo.

Fluxo de produção
As matérias precisam ser produzidas “dentro” das disciplinas, cujos professores serão os orientadores da produção – com exceção do projeto de extensão universitária “Agência de Reportagens” que será desenvolvido pelo curso de Jornalismo dentro da Agência de Comunicação.

As matérias só devem ser entregues aos “professores/editores” (relação mais abaixo) quando estiverem totalmente finalizadas, de acordo com as orientações do professor da disciplina.

O material precisa ser encaminhado pelo professor da disciplina diretamente aos “professores/editores”.

Critérios de qualidade:
É importante reforçar que o objetivo é publicar apenas matérias que atendam a um padrão mínimo de qualidade jornalística. Critérios básicos:

  • trabalhos que obtiverem nota entre 9,0 e 10,0 (ou critério similar)
  • trabalhos que tenham pelo menos uma fonte entrevistada (claramente e corretamente identificada)
  • trabalhos que demonstrem produção feita de fato pelo aluno
  • trabalhos resultantes de pautas “frias”