/Universo dos podcasts desperta grande interesse dos alunos na SACI

Universo dos podcasts desperta grande interesse dos alunos na SACI

Por Julie Silva – 05/11/2019 | Foto de capa: Lucas Campelo

A jornalista Isabela Medeiros, da equipe do podcast “Vozes: Histórias e Reflexões”, da CBN, Renan Sukevicius, jornalista da editoria de podcasts da Folha de S.Paulo, responsável por projetos como “Todas as Letras” e “40 semanas”, e Renan Alves, vice-presidente da Associação Brasileira de Podcasts (ABPOD) e âncora do podcast “Na Trilha”, encerraram o segundo dia da Semana Anhembi de Comunicação e Imagem (SACI) em uma sabatina com os alunos no campus Paulista, esclarecendo dúvidas e dando dicas sobre podcasts no jornalismo.

Da esquerda para a direita: Isabela Medeiros (CBN), Renan Alves (ABPOD) e Renan Sukevicius (Folha). Fotos: Paloma Ribeiro.

Em uma mesa de quase duas horas de duração e diante de uma plateia cheia, os convidados contaram sua trajetória profissional na chamada “podosfera”, o universo dos podcasts, dando detalhes de como funciona atualmente sua rotina de produção e aproveitando para discutir a popularização do formato no mundo jornalístico.

Grandes ‘players’

De acordo com os palestrantes, a entrada da Rede Globo no mundo dos podcasts em agosto deste ano foi uma evidência clara do crescente potencial do formato. Para Isabela, a tendência é a de uma massificação cada vez maior. É por essa razão que a CBN entrou com força total. “É uma tendência de mercado. Uma oportunidade de explorar novas mídias”, explicou.

Para Sukevicius, o podcast permite atingir um público que talvez não tivesse acesso às informações: “Muita gente passou a consumir notícias pelo ‘Café da manhã'”, afirmou.

Renan Alves explica que a popularização do podcast se deu, em parte, pela facilitação do consumo. Antes, era preciso percorrer um longo caminhos pelas plataformas digitais para se ter acesso aos programas, que, até então, eram voltados a um público de nicho, com assuntos de cultura pop, tecnologia e música, em sua maioria. Isso mudou com a entrada de grandes nomes na podosfera. “Tudo isso mudou desde dezembro”, contou. “Quando o Spotify chegou, ajudou a popularizar muito. Hoje, a tendência não é mais o formato, é a mídia”.

O sucesso do formato no Brasil foi tanto que levou o Spotify a fazer o primeiro evento exclusivo nos dias 1 e 2 de novembro – o Spotify Summit for Podcasters, encontro que discutiu as tendências e os resultados da exploração do formato. Para Isabela, enquanto já estabelecido para o entretenimento, a entrada do jornalismo no mundo dos podcasts está apenas iniciando. “A gente está começando a desbravar”, finalizou.

Os convidados permaneceram esclarecendo as dúvidas dos alunos mesmo após o debate. Foto: Paloma Ribeiro.

******

A SACI – Semana Anhembi de Comunicação e Imagem é uma iniciativa dos cursos de Jornalismo, Produção Editorial e Relações Públicas com o intuito de aproximar os alunos dos profissionais e temas mais importantes de cada área. A primeira edição do evento ocorreu entre os dias 4 e 8 de novembro nos campi Mooca, Paulista I e Vila Olímpia.