Sentidos da Arte

Produzido por: Amanda Kaori, Bruna Lucas, Gabriela Schatz,  Giovana Requena

Orientação: Eliane Basso

Dizem que a arte deve ser sentida, mas como? Com os 5 sentidos? Não exatamente. Aqui ela é sentida com o coração. A essência da arte está nas pessoas que a praticam. Essa é uma forma de viver bem, como diz o dramaturgo alemão Bertolt Brecht “todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte do viver”.

Aposto que quando você faz algo que ama nada te impede de se dedicar e dar o melhor de si, você tem o prazer de realizar. Este também é o caso de algumas pessoas com deficiência que, por meio do teatro, da dança e da música encontraram uma maneira para expressar as suas emoções e mostrar que não existem limitações. A arte é para todos que quiserem.
Além de destacar habilidades, a arte pode ter uma função extremamente importante para a inclusão, mostrando que não é preciso ver para dançar, ouvir para tocar algum instrumento e andar para estar em cima de um palco interpretando um personagem. As únicas coisas essenciais são: força de vontade e acessibilidade. É sempre necessário e válido incentivar iniciativas artísticas acessíveis para construir uma sociedade mais inclusiva, pois todos os indivíduos têm ao menos um talento que merece ser descoberto e aperfeiçoado.
Dentro das áreas artísticas você poderá saber um pouco sobre a dança, o teatro e a música desenvolvida por pessoas portadoras de deficiência. Algumas instituições trabalham com a integração, praticando o ensino dessas artes, como é o caso da Oficina dos Menestréis, criada pelo ator Deto Montenegro e Marco André de Magalhães; a Associação Fernanda Bianchinni, fundada pela bailarina Fernanda Bianchini; e Sons do silêncio, projeto iniciado pelo professor Carlos Alberto.
Os três institutos serão apresentados, respectivamente, nos capítulos Cena sobre rodasDançando com a diferença e A música dentro de si. O quarto capítulo Arte do (in)comum traz a opinião de um especialista que fala sobre arte e deficiência, além de três aplicativos que aliam tecnologia e inclusão.

http://sentidosdaarte.atwebpages.com/