A inclusão social de pessoas portadoras de deficiência tem conquistado, cada vez mais, relevância. Uma das formas de promover a inclusão é fazer com que eles tenham acesso às manifestações e produtos culturais. A cultura engloba os costumes e crenças de um povo, por meio dela se transmite conhecimento e, também, entretenimento.

É nesse contexto que se insere a audiodescrição, recurso que permite que as pessoas que possuem dificuldades para enxergar, tenham acesso ao conteúdo visual das obras culturais.

Audiodescrição é a técnica que transforma imagens em palavras e consiste na descrição dos detalhes visuais de produtos culturais como: filmes, peças de teatro, esculturas e livros.

Esse método, que é considerado um recurso de inclusão social, favorece principalmente pessoas com deficiência visual e baixa visão, permitindo que elas tenham acesso a um conteúdo imagético que, até então, era indisponível.

Por Bianca Gonçalves Borges, Carlos Catete, Flávia Francelino, Nathalia Guerreiro, Pamela Silva, Richard Godoy, Sandy Oliveira

Orientação: Prof. Dr. Fernando Carlos Moura