Por Amandlah Fernandes e Tainara Rocha

Orietação: Prof. Carlos Frucci

O Parque Vicentina Aranha é localizado em São José dos Campos, interior de São Paulo. Possui uma área de 84.500 m², sendo que 80% é de área verde, além de pavilhões que representam um espaço de preservação ambiental e histórica da cidade.

O nome é uma homenagem a dama da sociedade brasileira, Vicentina de Queirós Aranha, que viveu no século XX e lutou pela construção de um local para abrigar os portadores de tuberculose, além de atuar em causas sociais da época.


Antes de se tornar parque, Vicentina Aranha foi considerado um dos principais sanatórios da América Latina. Inaugurado em 27 de abril de 1924, foi construído e idealizado pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. A decisão de construí-lo foi exclusivamente para o tratamento de tuberculosos, já que a fama joseense de topografia privilegiada era conhecida desde o período imperial como a cidade de “ar puro”, devido ao clima ameno.


Tombado como Patrimônio Histórico da cidade pelo governo de São Paulo, alguns desses pavilhões estão sendo restaurados como parte de um grande projeto arquitetônico para melhor atender os visitantes, que atualmente são beneficiados com atividades culturais e físicas que são oferecidas gratuitamente, além de atrações musicais, teatro e cinema.